No início o “When Dream and Day Unite” (referência ao 1º álbum dos Dream Theater) era um blog sobre música Heavy Metal. Mas, à semelhança da união entre sonho e o dia, a forte ligação entre dois amigos transformou este blog num local de discussão e opinião sobre duas formas de arte, também, fortemente interligadas: a música e o cinema. Vejam e deixem a vossa opinião!!!
AVISO
Navegar neste blog pode seriamente aumentar o seu Q.I., viciá-lo em cinema do bom, ou condená-lo a ouvir música que apesar de brutal lhe poderá causar danos auditivos gravíssimos.

A gerência do blog, certa da qualidade do que aconselha, não se responsabiliza pelo surgimento de comportamentos compulsivos relacionados com cinema e música.
Está avisado, por isso estamo-nos nas tintas...

domingo, dezembro 14, 2008

Buraca Som Sistema

Hoje vou falar no tipo de música que me distingue dos demais convivas deste nosso blog ou seja de hip-hop tuga, na variante de kuduro. Os Buraka Som Sistema são uma banda portuguesa cuja sonoridade se integra no género musical kuduro, sendo frequentemente apelidados como os fundadores do novo som electrónico "Kuduro Progressivo". O seu primeiro sucesso foi com a música "Yah!" em 2006, com a participação de Petty e Kalaf, seguindo-se novo sucesso com "Wawaba".
Em 2008 os Buraka Som Sistema lançaram a canção Sound of Kuduro. Esta conta com a participação de M.I.A, DJ Znobia, Saborosa e Puto Prata, sendo o 1º single “Kalemba (wenge wenge)” do álbum Black Diamond que foi lançado no Verão de 2008. Editado pela Enchufada em parceria com a Sony BMG, é o primeiro álbum dos Buraka Som Sistema, que sucede ao badalado EP From Buraka To The World, que deu a conhecer o kuduro progressivo do trio. Os seus membros são Lil'John, Riot e Condutor. Têm como colaborador frequente Kalaf que tem um estatuto de quase membro honorário do grupo.
A origem do nome Buraka Som Sistema é o da freguesia da Buraca na cidade da Amadora nos arredores de Lisboa e o conceito de Sound System, oriundo da Jamaica. Este ano os Buraca Som Sistema venceram o Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards 2008 e vão representar Portugal no Europe Music Awards, evento que realiza em Liverpool. Por cá ganharam ficando a frente de nomes como: Rita Redshoes, Sam The Kid, Slimmy e The Vicious Five. Como não podia deixar de ser, esta banda tem mais sucesso lá por fora, actuando em grandes festivais e grandes clubes mundiais, do que em Portugal, mas senão fosse assim, até parecia mal. Para finalizar deixo aqui um vídeo-clip de uns sons mais electrizantes do momento “Kalemba (wenge wenge)” e que tem feito enorme sucesso por essas pistas de dança. É impossível não gostar…claro para quem não tem a mente fechada, musicalmente.
PS: fui…

Sem comentários: