No início o “When Dream and Day Unite” (referência ao 1º álbum dos Dream Theater) era um blog sobre música Heavy Metal. Mas, à semelhança da união entre sonho e o dia, a forte ligação entre dois amigos transformou este blog num local de discussão e opinião sobre duas formas de arte, também, fortemente interligadas: a música e o cinema. Vejam e deixem a vossa opinião!!!
AVISO
Navegar neste blog pode seriamente aumentar o seu Q.I., viciá-lo em cinema do bom, ou condená-lo a ouvir música que apesar de brutal lhe poderá causar danos auditivos gravíssimos.

A gerência do blog, certa da qualidade do que aconselha, não se responsabiliza pelo surgimento de comportamentos compulsivos relacionados com cinema e música.
Está avisado, por isso estamo-nos nas tintas...

quarta-feira, setembro 12, 2007

Agora que acabaram os filmes de verão, podemos finalmente dar graças a Deus por existir um Bruce Willis e “aqueles bonecos amarelos”…

Com este texto inicio a minha participação neste ilustríssimo blogue, que espero que se encha rapidamente de frutuosas discussões acerca de filmes e outras banalidades da sétima arte, para além de mexericos acerca de música. Pois bem, depois de um verão cheiíssimo de blockbusters e continuações, há alguns comentários cinéfilos a considerar:

1º - Será que era necessário haver 100 Jack Sparrow’s no mesmo filme de piratas e não haver uma única linha de diálogo decente? (será que estou a exagerar?), ai meu rico Gore Verbinski

2º - O Homem-Aranha transformou-se definitivamente no festim de efeitos especiais que se impunha, e o filme é muito bom digam os críticos “intelectualóides” o que disserem!!!

3º - A densidade dramática das histórias do Quarteto Fantástico (que me lembro ser elevada para uma banda desenhada) foi definitivamente reduzida à complexidade de um argumento de um episódio no Noddy (mas sem a moral da história).

4º - Está mais que visto que a única coisa de jeito no Shrek 3 é abrir caminho para o glorioso filme do “Gato das Botas”.

5º - As Tartarugas Ninja ainda podem ter pinta!!!!

6º - Os ratos também sabem cozinhar, nomeadamente um bom filme para toda a família (Marco estou a confiar em ti…).

7º - Desenhos animados sobre robôs que se transformam sempre podem ser a base para um filme competente.

8º e de extrema importância - Um Die Hard é sempre um Die Hard desde que tenha o McClane, seja R- Rated ou Pg-13, quer seja realizado pelo Len-Wiseman-um-jovem-que-percebe-é-de-fazer-filmes-de-vampiros-um-pouco-chatos-em-que-a-esposa-é-a-estrela-principal ou por um cineasta competente.

Em conclusão, ainda que eu seja faccioso na matéria, o Die Hard 4.0 é claramente o filme do verão, quanto mais não seja porque se assume no despretenciosismo de ser apenas um filme de acção que tem como objectivo divertir e entreter enquanto estamos no cinema. Digam o que disserem, é de um prazer profundo ver o velhinho McClane a ir derrotando rodos de terroristas um a um, enquanto fica cada vez mais escalavrado e vai largando as suas famosas larachas (e digam o q disserem a ausência de palavrões não prejudica o produto final). E “já chega dessas tretas do Kung Fu”, mesmo que para isso o John McClane tenha de bater em mulheres, mas foi para se defender coitado… Isto não existe em mais sítio nenhum, até em filmes com ou sem óscares e outros certificados de qualidade e afins. Admito que a certa altura o McClane parece tão invencível quanto o Wolverine (ainda que com menos cabelo) enquanto se arma em super-herói pendurado em cima de aviões. Mas aquele Yippee-ki-yay ####, é muito místico. Ou então sou eu que sou lamechas…

Mas para que se perceba o título do post, e como dizia uma amiga minha: “mas há alguém que queira ir ver aqueles bonecos amarelos horríveis ao cinema?”. É claro que há, e acreditem em mim que vale mesmo a pena pelo prazer de rir desalmadamente com os Simpsons, e não tirando valor a quem faz as nossas traduções (que são já realmente muito boas) eu quero é ouvir o Homer com a voz do… Homer! “Spider pig, spider pig, does what ever a spider pig does…”.

Bom cinema!

1 comentário:

Ivo Vieira disse...

A tua amiga que disse isso dos Simpsons, só pode ser desculpada porque nunca viu o filme. Tou farto de ver comédias em que não consigo dar uma valente gargalhada, mas com este filme até me fartei de trabalhar os abdominais! Está perfeito, perfeito, perfeito!
Em relação ao que disseste do Shrek3, não concordo nada. Acho o filme muito bom, muito mais bem conseguido que o 2º (o menos bom) porque ficou menos exagerado e ao mesmo tempo com cenas mais ridículas, mas tão ridículas que metem piada!
Quanto ao resto, não posso comentar porque não vi. Há milhares de filmes que queria ver antes desses. Ainda bem que há pessoas com gostos diferentes :) eheh