No início o “When Dream and Day Unite” (referência ao 1º álbum dos Dream Theater) era um blog sobre música Heavy Metal. Mas, à semelhança da união entre sonho e o dia, a forte ligação entre dois amigos transformou este blog num local de discussão e opinião sobre duas formas de arte, também, fortemente interligadas: a música e o cinema. Vejam e deixem a vossa opinião!!!
AVISO
Navegar neste blog pode seriamente aumentar o seu Q.I., viciá-lo em cinema do bom, ou condená-lo a ouvir música que apesar de brutal lhe poderá causar danos auditivos gravíssimos.

A gerência do blog, certa da qualidade do que aconselha, não se responsabiliza pelo surgimento de comportamentos compulsivos relacionados com cinema e música.
Está avisado, por isso estamo-nos nas tintas...

quarta-feira, setembro 12, 2007

Somwhere Back in Time



Todos nos temos sonhamos ou temos sonhos!!! Eu vou agora falar de um que vive comigo desde os meus 17, 18 anos que é reviver a digressão dos Iron Maiden – “WORLD SLAVERY TOUR”, foi no ano de 1985, em que a banda passou por 24 países em 322 dias e vieram pela 1ª vez a Portugal, logo 2 datas na mesma tour, algo que nunca mais se repetiu… tinha 4 anos quando esta tour se realizou por isso era impossível vive-la… mas os Maiden tem dado essa oportunidade aos fãns de reviver algo especial do passado deles, em 2003 assistimos (e eu em pessoal) a "Eddie Rips Up Tour" onde podemos reviver com aquela banda os 4 primeiros discos… os discos de afirmação… aqueles 4 anos loucos em que os meninos de nome Iron Maiden chegaram ao topo e nunca mais de lá saíram!!!!

Agora o que nos propõe os senhores, Steve Harris, Bruce Dickinson, Rod Smallwood e companhia é reviver os chamados “Golden Years”, que são os primeiros 8 anos discográficos da banda até a saída do Adrian Smith (que saio em 1988 para voltar em 1999 com o Bruce, ele é considerado dos 3 guitarristas o mais perfeccionista e criativo). Então o que são os Golden Years? É simples é os melhores anos dos Iron Maiden e onde se encontram os álbuns mais criativos da banda… não descurando o ultimo “A Matter Life Death”. Esses anos foram divididos em 3 ciclos:

Ciclo Paul Di´Anno, primeiro vocalista da banda gravou 2 cd´s incriveis Iron Maiden e Killers, saio da banda em 1981, por problemas com álcool e drogas… e a sua visão de Heavy Metal era muito diferente dos restastes elementos da banda!!! A sua história pela banda está contada no DVD Early Days Part I.

Ciclo Bruce Dickinson (Parte I), este sim o vocalista que nos fãns de maiden idolatramos, é chamada a Voz do Heavy Metal, ou como os fãns carinhosamente lhe chamam “Air Raid Siren”, com ele iniciou-se um novo ciclo na banda, digressões mundias “now stop”, álbuns onde os limites vocais dele eram explorados ao máximo… e a sua presença em palco, que consegue ser algo de extraordinário… pois ele pega no publico do 1º ao ultimo minuto!!! Este ciclo atinge o topo na digressão do álbum POWERSLAVE, que é o palco que vai ser aplicado na digressão (com as alterações necessárias passados 22 anos).

Ciclo Bruce Dickinson (Parte II), este ciclo é o ciclo do experimentalismo, onde a banda liderada por Steve Harris e Bruce Dickinson, iniciam o uso de sintonizadores e teclados nas suas composições, muito por influência de Adriam Smith, são gravados 2 álbuns “Somewhere in Time” onde ninguém esquece os temas “heaven can wait” “wasted years” (donde vem a frase: “Don´t waste your time sertching for the golden years”) e “Alexander the Great” e por fim temos o álbum que por muitos fãns é considerado o melhor álbum da banda “Seventh Son of a Seventh Son”.


Assim na “Somwhere Back in Time” podemos esperar uma digressão onde todos os elementos da banda vão reviver momentos únicos do passado… onde vamos encontrar fãns com 50 anos e miúdos como eu com apenas 26… onde vai faltar sempre estes meninos tocar uma música… que eu gosto ou tu gostas…
Só espero que esta digressão passe em Portugal, para o sonho se tornar realidade!!!
Deixo-vos um desafio… mandem para o meu e-mail o set-list de sonho dos Golden Years… eu vou deixar aqui o meu:
1. Intro: Children Speak
2. Aces High
3. Wratchild
4. 2 Minutes To Midnight
5. The Rime of Ancient Mariner
6. The trooper
7. Can I Play Id Madness
8. Wasted Years
9. Killers
10. Phantom Of The Opera
11. The evil That Man do
12. Heaven can Wait
13. Filth Of Icharos
14. Stranger In Stranger Land
15. Infinite Dreams
16. Iron Maiden
17. Number of The Beast
18. Hallowed be The Name
19. Sanctuary
20. Running Free

Sei que é um Set muito grande… e que ainda faltam muitas músicas… mas estamos a falar nos Goldem Years dos Iron Maiden… E de um sonho!!!


Deixo-vos o tema "Powerslave" da digressão “WORLD SLAVERY TOUR”

1 comentário:

Ivo Vieira disse...

Aí está o 1º post do Marco e somos presenteados com a história dos Iron Maiden. Sem dúvida um post-à-lá-Marco :) Confesso que não sou lá grande amante, já sabes disso, mas é uma banda que merece um grande grande respeito. Como se diz, milhões e milhões de pessoas não podem estar enganadas.
Gostei do video! Eles dão um bom show, e gosto do som que sai daquelas guitarras, embora, pronto, a voz do homem e os meus ouvidos não têm lá grande afinidade :)